30/12/11

Feliz 2012!

Votos de um ano de 2012 cheio de coisa boas, dentro daquilo que for possível, é o que desejo a todos os que passam por este meu cantinho.
Pessoalmente, o ano de 2011 foi um ano cheio de realizações a nível pessoal e profissional que espero que se mantenham e melhorem no ano que vem.
Para 2012, pretendo continuar a fazer aquilo que mais gosto, a cuidar da minha familia com todo o carinho e amor, pois eles bem merecem, a cuidar da minha casa, actualizar o mais possivel o blog e continuar a conhecer pessoas fantásticas. Aprender, ajudar e amar são (mais uma vez) um dos muitos objectivos a que me proponho no ano que vem.
E se alguém me desejar o pior eu continuo a desejar o melhor, pois cada um oferece aquilo que tem!
Continuação de Boas Festas  e Próspero Ano Novo!

28/12/11

Livro Good Food

Este foi um dos meus presentes de NataL. Foi a minha amiga C. que mo trouxe da sua ultima viagem a Londres, o que para mim ainda o torna mais especial, pois quem me conhece sabe que não há coisa que mais goste de receber de viagens que não seja produtos alimentares ou livros/revistas de culinária. E a minha amiga não se esqueceu de mim. Está cheio de imagens lindas de presentes caseiros que depois vos mostrarei, o que me aumenta o leque de mimos a ofertar em próximas ocasiões festivas.
O livro faz parte de uma vasta colecção de Good Food 101 (101 receitas de Boa comida) da autora Sharon Brown sendo um dos best-sellers lá para a terra de V. Majestade e podem ver mais aqui.

27/12/11

Ganhei!

Participei neste passatempo e fui uma das vencedoras! Mais uns filmes para ver no aconchego do sofá, com uma mantinha, um bolinho numa mão e um cházinho noutra e a companhia do costume. Há lá coisa melhor!?

23/12/11

Etiquetas de Natal


Para quem ainda está a terminar os seus cabazes de Natal, junto aqui umas etiquetas estilo vintage  iguais às da imagem que podem imprimir e usar como quizerem. De certeza que os vossos cabazes vão ficar muito mais personalizados.

Cupcakes de Bolo Mármore

Com este preparado para Bolo Mármore decidi fazer cupcakes de Bolo Mármore e que juntamente com os de limão que aqui já postei, foram para o aniversário do B. no Infantário.
 Deixo apenas as fotos, pois foi apenas seguir as instruções da embalagem com a diferença de colocar as massas (simples e de chocolate) nas formas de papel frisado, que depois foram ao forno a 200º, cerca de 20 min (fiz o teste do palito).

Aqui a arrefecer para depois colocar o creme de natas cuja receita remeto para o post dos cupcakes de limão.

Ficaram bem giros, com uma cor bem apelativa e que fizeram as delicias dos meninos que repetiram e tudo.

Aqui já na escolinha, o B. e uma coleguinha.

A cantar os Parabéns!


Já todos lambusados. Alguns já tinham creme cor-de-rosa na roupa e cabelo :)

Não sobrou nem um cupcake para contar história. Foi uma tarde divertida!

22/12/11

Cupkakes de Natal (de limão) - RAR

Os cupcakes da imagem são de dois sabores: de limão (os que agora vou mostrar) e bolo mármore que fiz com um preparado que comprei no Jumbo. Mas para já vou postar a receita dos de limão porque a decoração foi igual para ambos. Fi-los para o aniversário do pimpolho no Jardim de Infância e foram a perdição dos outros meninos. Mas lá surgiu a questão:"Porque é que os bolos do B. são cor-de-rosa?" e eu respondi :" Não são cor-de-rosa! É um vermelho clarinho.!" Pois, comprei corante vermelho e gastei quase o frasco todo e só ficava cor-de-rosa. Fiquei passada. Para a próxima compro ou verde ou azul porque assim já sei que não me sai o tiro pela culatra.

Porém, a receita serve também para participar no Passatempo que o blog Delícias e Companhia em parceria com a RAR está a promover. São cupcakes de limão para desenjoar dos tradicionais doces da época.





INGREDIENTES:
*1 1/2 chávena de açúcar branco fino RAR
*300g de manteiga amolecida
*3 ovos
*2 chávenas de farinha de trigo
*1 chávena de leite
*1 c. sobremesa de fermento em pó
*1 c. de café de bicarbonato de sódio
* sumo e raspa de 1 limão

PREPARAÇÃO:
Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar RAR até ficar cremoso, depois acrescente os ovos um a um sempre batendo.Acrescente a farinha e bata até ficar bem misturado, junte o leite e bata até ficar uma mistura homogénea. Por último, junte o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, o sumo e a raspa do limão.




Coloquei depois a massa em formas de papel frisado e estas dentro de formas em inox e silicone. Foram ao forno +/- 20min a 200º até ficarem cozidos (fiz o teste do palito).

Aqui já saídos do forno e a arrefecer para depois levarem o creme.

CREME:
* 2 pacotes de natas
* 4 folhas de gelatina neutra
*8 c. sopa de açúcar branco em pó RAR
* corante a gosto (usei vermelho mas ficou cor-de-rosa)
*confetis e gomas para decorar

Bater muito bem as natas e juntar as folhas de gelatina dissolvidas num pouco de água a ferver. Juntar o açúcar em pó RAR, e ir adicionando corante a gosto até ficar na cor pretendida. O meu dispára-Biscoitos tem um bico largo para decorar com creme que usei e foi só decorar os cupcakes com o creme, confetis e uma goma em cada um.

21/12/11

Tagliatelle com molho de fiambre, natas e mostarda

Trata-se de mais uma receita prática para aqueles dias em que não se tirou nada para descongelar e se quer uma refeição rápida, fácil e saborosa.

INGREDIENTES:
*Talharim/Tagliatelle q.b (usei da Milaneza)
*Fatias de fiambre cortadas em pedaços q.b.
*1 c. sopa de mostarda dijon
*1 pacote de natas (não usei todo)
*sal q.b.
*pimenta q.b.
*coentros para polvilhar

PREPARAÇÃO:
Cozer o tagliatelle al dente temperado com uma pitada de sal . Escorrer e reservar.
Num tacho, juntar as natas, a mostarda e o fiambre em pedaços e deixar engrossar ligeiramente o molho. Temperar com sal e pimenta qb. Rectificar o tempero se necessário.
Deitar a massa numa travessa, juntar o molho e envolver bem. Polvilhar com coentros e servir.

15/12/11

Ganhei!

Participei neste passatempo  e fui uma das vencedoras. Quem vai adorar é o pimpolho.

Actifry ou Philips Airfryer?


Estava inclinada para a Actifry (imagem de baixo) mas vi que também há a Philips Airfryer (imagem de cima), mas depois de ler este artigo da Decoproteste fiquei na dúvida se valerá a pena o investimento. Alguém tem uma ou outra? Aconselham a comprar?

Tinha que publicar isto!

Passatempo Nescafé Dolce Gusto

Está a decorrer um novo passatempo com a possibilidade de ganhar uma máquina Krups Nescafé Dolce Gusto. Basta registarem-se gratuitamente no site da Nestlé aqui  (ou actualizarem o vosso registo para quem já estava registado),  e aguardar pelo sorteio que aleatoriamente escolherá os 10 vencedores. Eu já participei!

14/12/11

Sugestões de Natal - II

Trago mais sugestões de Natal para incluir nos cabazes para quem também vai oferecer homemade gifts. Neste exemplos temos uma caixa com biscoitos, uma bom pedaço de queijo e uma garrafa de vinho (pode ser licor caseiro, etc). Podem ver mais ideias aqui.

Este rolo é uma especialidade turca com coco, nozes e pistachos para servir na mesa de Natal ou presentear alguém.

Adorei esta ideia: Tapenade, pesto caseiro e um molho de esparguete com o sublime toque do laço.

Uns deliciosos bombons de cereja seca, amêndoas, pistacho, gengibre e chocolate.

Mais uns deliciosos exemplos para enfeitar frascos cheios de coisas boas.

Deliciosos chutneys delicadamente oferecidos em frascos cheios de pormenores (adoro a ideia da colher).

Frascos decorativos com o que usamos nas nossas cozinhas: massas, frutos secos, arroz, lentilhas, grão seco, feijão seco...a imaginação não tem limites.

13/12/11

Sugestões de Natal

Estas fotos foram tiradas da net. Gostei particularmente da decoração e do conteúdo das embalagens. Aqui nesta foto pode ver-se um frasco que contém um modo de preparação de uma receita, mas também é uma ideia encher um frasco com vários tipos/cores/formas de massas ou massas e grão/feijão/grãos de café em camadas simplesmente como elemento decorativo.

Ou uns simples frasquinhos tipo saleiro/pimenteiro cheios de rebuçado e decorados a gosto.

Aqui a decoração de frascos com papel craft e folhas de louro com ráfia.

Ou uma lata de salsichas ou nesquik reutilizada e decorada com papel colorido, tecido ou feltro para colocar biscoitos, rebuçados ou outros mimos.

Umas simples bolachas dentro de uma forma de papel frisada  embrulhadas em papel celofane e com etiqueta com receita.

Finalmente, uma latas cheias de doces pipocas. Ideias simples e económicas que farão sorrir pequenos e graúdos. Mas mais ideias virão...

12/12/11

Revista com Oferta

Este mês comprei a revista Mulher Moderna na Cozinha  especial de Natal que traz de oferta o Sonasol Gel Power de 500ml. Por apenas 1,75€ fiquei com mais uma revista e um bom produto para usar. Aqui fica a dica para quem quiser aproveitar.

Centro das Artes Culinárias - Divulgação

Como resposta ao solicitado via email, venho proceder à divulgação da existência e de actividades do Centro das Artes Culiárias, que em parceria entre a associação “As Idades dos Sabores – Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias” e a Câmara Municipal de Lisboa, no Mercado de Santa Clara (feira da ladra), em Lisboa, estão a promover o Mercado de Natal 2011.
Transcrevo parte do que vinha no email:

"Está a decorrer no Centro das Artes Culinárias, no Mercado de Santa Clara em Lisboa, um Mercado de Natal onde poderá encontrar e comprar os melhores produtos alimentares portugueses, numa mostra variada de paladares e aromas chegados de diversas regiões do país: doçaria tradicional, frutos secos, legumes, queijos, vinhos, azeites, enchidos, pão, chocolates, compotas, licores e muitos mais. E também demonstrações culinárias, cursos, ateliers para crianças, livros, velharias e música.


A sua colaboração é importante.

Divulgue este mail e junte-se a nós, particularmente, nas seguintes ocasiões:

*Mostra de cogumelos. Ainda hoje, Domingo 11, a partir das 15 horas, Tiago Sena, grande especialista em micologia tem para lhe mostrar mais de 100 variedades de cogumelos (comestíveis e não comestíveis).

*“Showcooking”: Guloseimas de Chocolate, por Graça Vasconcellos. Dia 14 Quarta-feira, das 18 às 20 h;

*Concerto de Natal, pelo Coro Preparatório do Coro Infantil da Universidade de Lisboa, dirigido por Erica Mandilo e acompanhado ao piano por João Lucena e Vale. Quinta 15, 18h30;

*“Showcooking”: Filhoses das nossas terras, por doceiras vindas de diferentes regiões do país. Sábado 17, das 15h00 às 17h00;

*Ateliê para crianças a partir dos 8 anos: A minha cozinha: o 1º Ateliê da Michèle, por Michèle Miranda. Sábado 17, das 10h30 às 13h;

*“Showcooking”: Sabores de alheira, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela. Domingo 18, à tarde;

*Ateliê para crianças a partir dos 6 anos – Biscoitos de Natal - ABC: amassar, biscoitar, caixinhar, por Jorge Ribeiro. Segunda 19, das 14h00 às 17h;

*“Showcooking”: Guloseimas de Chocolate e Brownies, por Graça Vasconcellos. Dia 21, Quarta-feira, das 18 às 20 h;

*Curso de cozinha: Preparar o Peru - do Mercado para a Mesa, onde se aprende a desossar e rechear o peru, por Teresa Pinto Leite . Quinta 22, à tarde"

 

09/12/11

Presente de Natal - Companhia das Sandes

A Companhia das Sandes está a oferecer uma Sandes de Natal ou de Atum, Frango, Mista ou Delícias do Mar, 100% grátis. Basta ir a página do facebook e pedir o vosso presente. Ser-vos-á enviado um email que contém uma imagem cheia de quadradinhos brancos e pretos (código do vosso presente), apenas têm que imprimir esse email e apresentá-lo numa das lojas aderentes até ao dia 11 de Dezembro (domingo). Já usei o meu presente e escolhi a Sandes de Natal que vêm na imagem e que me custaria 3,50€ e saiu a custo zero. Experimentem porque é mesmo muito boa e o contraste da mostarda Dijon com a compota de Arando é divinal. Vou tentar reproduzir em casa para me deliciar mais vezes.

Loiças de Barro - Artesanato O Moinho

Um investimento? Certamente! Mas quando se tem uma cozinha/tertúlia rústica/antiga para receber familia e amigos acho que nada mais fica melhor. Além disso, tudo o que seja para melhorar o conforto do lar para mim também é qualidade de vida.
Aqui a mesa posta para mais um aniversário do pimpolho, o dia em que estreámos a loiça. Ainda não havia comidinha mas foi para ver se cabia tudo na mesa. Deste serviço há várias peças, aqui vêem-se pratos rasos, taças da sopa, copos, caneca, tabuleiros, saladeira, azeitoneira...
Aqui a terrina da sopa (que ainda não usei) e que fica tão bem no louceiro, e parte (no total são 20 chávenas) do serviço de chá/café composto por bule, tabuleiro, chávenas e pires.
Mais um tabuleiro (lindo!!) e tacho. Ambos podem ir ao forno e fogão, respectivamente!
Aqui (adorei este conjunto) os copos e jarro da água. Peças lindissimas para usar e decorar o louceiro. Muitas outras peças comprámos, desde taças de sobremesa, pratos de sobremesa, galheteiro, tachos de barro mais pequenos, taças para arroz doce, travessas, copinhos para licor... no Artesanato O Moinho, na Estrada da Tornada, 47, Caldas da Rainha, onde fomos muito bem recebidos pelo Sr. Manuel Querido e nora. Pessoas simples, simpáticas e honestas, prontas a esclarecer todas as dúvidas. Muito obrigada! Podem ver aqui no facebook deles todas as outras peças que têm há vossa disposição. Peças lindas de perder a cabeça.

07/12/11

Sugestão de Natal

Uma boa sugestão de Natal a incluir em cabazes: uma espécie de essência de limão. Reutilizando pequenas garrafas de azeite, vinagre, de frizze, águas com gás é possivel fazer prendinhas caseiras muito amorosas. No caso da imagem, basta encher a garrafa com cascas de limão e encher com vodka. Decorar a garrafa a gosto.Simples e económico. Imagem retirada daqui.

04/12/11

Biscoitos de Coco

Mais uma fornada de biscoitos que fiz para oferecer à educadora e auxiliares do meu filho no dia de aniversário dele no infantário. Uma vez que houve miminhos para os amiguinhos dele, não podia deixar de haver também para quem cuida dele durante grande parte do dia. Fiz uns montinhos com 4 ou 5 biscoitos quem embrulhei em papel celofane e decorei com um lacinho em cetim azul, mas dessa parte já não consegui tirar foto.



INGREDIENTES:
*100 gr. de Açúcar RAR
*180 gr. de Margarina (usei vaqueiro)
*1 Ovo
*1 pitada de Sal
*250 gr. de Farinha Espiga
*1 colher (de sobremesa) de Fermento em Pó Royal
*100g de coco ralado de cor azul

PREPARAÇÃO:
Misturar todos os ingredientes. Se necessário amassar com a mão para os ingredientes se fundirem melhor.
Juntar o coco ralado  e envolver bem.
Coloca-se a massa no dispára-biscoitos.
Com o dispára-biscoitos bem apoiado num tabuleiro forrado com o tapete de silicone disparam-se os biscoitos com o formato desejado, e levam-se a forno pré-aquecido a 200º até ficarem dourados a gosto. No caso do meu dispára-biscoitos é mais roda-biscoitos, é uma questão de prática e eu já lhe apanhei o jeito.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...