16/12/10

Arranjo de Natal



Este foi um arranjo natalicio que fiz para a entrada da minha cozinha. Já tinha o cesto, apenas comprei as flores artificiais, a esponja para espetar as flores e o musgo artificial e compôr o arranjo.

14/12/10

Sangue de Porco Cozido


Depois de um dia de "matança" do porco, nada melhor que comer o tão desejado (pelo menos para mim) sangue de porco cozido.
Em Trás- dos-Montes, de onde sou natural, este ritual da matança do porco que sempre acontece nos meses mais frios, acaba por ser também uma confraternização entre familias e amigos. Normalmente, o sangue é aproveitado para fazer os tão apreciados enchidos que levam este ingrediente, como sendo as sangueiras (termo flaviense para designar a alheira mais escura porque leva o sangue) e que sempre foram as minhas favoritas. Depois, o sangue cozido, para quem aprecia, é uma iguaria de sabor inigualável.
Desta vez, a matança não foi no norte, mas antes cá bem perto de casa. Confesso que não consigo assistir à matança do porco, ma ao sangrar o animal, é recolhido o sangue para um alguidar e NUNCA SE MEXE O SANGUE.
O sangue que coagular é o que se utiliza para o sangue cozido.
Para cozer o sangue coagulado, coloca-se uma panela ao lume com uma pitada de sal, folhas de louro e azeite q.b.. Quando estiver a ferver, deitar o sangue na panela e deixar ferver cerca de 15-20m. Findo este tempo, retirar o sangue com uma escumadeira para um alguidar de rede para ser bem espremido até libertar toda a água. Depois está pronto a ser consumido ou pode ser congelado.
Para ser consumido como o que fiz, faz-se do seguinte modo:
INGREDIENTES:
*sangue de porco cozido
* azeite q.b.
*1 dente de alho
* cebola picada q.b
*1 folha de louro partida aos pedaços
* sal q.b.
PREPARAÇÃO:
Num tacho ou frigideira, colocar o azeite, a cebola e o alho picados e deixar refogar. Juntar o sangue e ir mexendo para incorporar todos os ingredientes. Temperar com sal se for necessario.
Servi com batatas cozidas.
Um manjar dos deuses, para quem aprecia.

13/12/10

Bolinhos de Coco


Estes bolinhos de coco são uma verdadeira tentação, deliciosos.
INGREDIENTES:
*200g de coco ralado
*150gr de açúcar
*3 ovos
* sumo de 1 laranja
*confetis, passas, amêndoas e avelãs para decorar.
PREPARAÇÃO:
Juntar o coco ralado, o açúcar e os ovos e mexer muito bem.
Adicionar o sumo da laranja e voltar a mexer, até que fique uma massa uniforme.
Encher caixinhas de papel com o preparado de coco e decorar a gosto, por ex, utilizei amêndoas, avelãs, passas e confetis. Levar ao forno quente (+/- 180º) por 15 m ou até ficarem lourinhos.

12/12/10

Chausson de Maçã


Adoro chaussons de maçã, mas para o aniversário do meU filho, decidi fazer um chausson gigante. Não tirei foto do interior para poderem ver o aspecto, mas o sabor estava excelente.
INGREDIENTES:
*4 maçãs reinetas
*água q.b.
*2 c. sopa de açúcar
* 1 c. sopa de canela
*1 placa massa quebrada
*1 placa massa folhada (deveriam ser duas de massa folhada, mas era só o que ja tinha em casa)
*1 ovo batido para pincelar
PREPARAÇÃO:
Começar pelo recheio. Cortar as maçãs em cubinhos e levar a cozer com um pouco de água (é só para no inicio da cozedura enquanto as maças não libertam água, não se agarrar), o açúcar e a canela. Quando estiverem cozidas, mas não desfeitas, retirar metade da maçã e reservar. Desfazer com a varinha mágica a restante maçã e misturar os pedaços que se tinham reservado.
Colocar a massa quebrada no fundo duma tarteira e picar com um garfo. Deitar o preparado da maçã e por cima tapar com a placa de massa folhada. Cortar a massa folhada excedente em tiras e dispô-las por cima da tarte, fazendo feitios. Pincelar com ovo batido e levar a forno médio (+/-200º) até folhar e dourar.
Bom proveito!

11/12/10

Salada de Frutas


Esta é uma rsobremesa que dispensa apresentações ou receita, pelo que não vou aqui deixar modo de preparação. Basicamente, uma lata de salada de fruta já preparada, outra de ananás, outra de pêssego e depois complementada com mais algumas frutas que estejam na fruteira e está a salada pronta. Neste caso, e como é época de romãs, acrescentei os bagos de uma romã, o que deu cor à salada. Costumo ainda juntar sumo de limão para as bananas e as maçãs não escurecerem, e junto ainda um pau de canela, mas isso já é ao gosto de cada um.

Tarte de Natas


Mais um doce que fiz para a festinha de anos.


INGREDIENTES:


*1 placa de massa folhada

*4 ovos

* 1 pacote de natas (200ml)

*raspa de laranja

* 1 lata de leite condensado

*açúcar em pó para polvilhar (usei da RAR)


PREPARAÇÃO:


Colocar a massa com o papel vegetal numa forma para tarte e picar o fundo com um garfo.

Bater 2 ovos inteiros com 2 gemas (reservar 2 claras) com o leite condensado e a raspa da laranja.

À parte, bater as 2 claras que se reservaram em castelo e noutro recipiente bater as natas. Juntar as claras em castelo ao preparado do leite condensado, alternado com as natas. Envolver muito bem e deitar sobre a massa.

Levar a forno quente durante 30-35m e depois de frio polvilhar com açúcar com açúcar em pó.

09/12/10

Bolinhas de Chocolate



Fiz estas bolinhas de chocolate para a festinha de aniversário do meu filho. São muito fáceis de fazer, saborosas e as crianças adoram.
INGREDIENTES:
*200g de bolacha maria
*150g de chocolate em pó
*100g de manteiga à temperatura ambiente
*2 gemas
*30g de coco ralado
*50g de açúcar
*coco ralado para envolver
PREPARAÇÃO:
Triturar as bolachas e depois acrescentar o chocolate, a mateiga e as gemas. Amassar bem e de seguida juntar o coco e o açúcar. Amassar novamente e moldar pequenas bolas, passá-las por coco ralado e dispô-las em forminhas de papel frisado.

08/12/10

Festa do 3º Aniversário do Bernardo



Para o aniversário do meu filho (21-11) com o tema do Mickey, encomendámos este bolo a condizer. Por falta de tempo os posts não têm sido mais regulares mas é o que se pode arranjar. Estas são apenas algumas fotos das mesas da festa, os doces, diga-se, e irão aqui aparecer outros posts com as receitas de alguns dos doces que fiz, pois muitos outros foram encomendados e/ou oferecidos por familiares e amigos que vieram à festa.


Nesta imagem pode ver-se coscorões e velhoses, que foram encomendadas. Uma delícia. O salame, os dois pães de ló, o bolo de ananás, o pudim com as bolachas e os pratinhos de arroz doce foram oferecidos. Se vocês soubessem a delicia de arroz que este arroz doce é... nem imaginam. É tudo obra duma vizinha e grande amiga nossa que faz o melhor arroz doce que já provámos. Até já lhe sugerimos que largasse o emprego actual para se dedicar a fazer e vender arroz doce :) Claro que é tudo na brincadeira.


Nesta foto, também a torta de laranja e o bolo de bolacha foram encomendados.






É só coisas boas para vos abrir o apetite.

06/12/10

Folhado de Queijo e Fiambre


Esta é uma sugestão para uma entrada ou para um lanche ajantarado. O recheio pode ser feito a gosto. No meu caso, foi mais para gastar uma base de massa folhada que estava a chegar ao fim da validade e que depois de um fim-de-semana de festa de aniversário do meu principe não apetecia mesmo nada andar a fazer mais um doce, então usei queijo e fiambre e ... voilá... uma entrada apetitosa e bem aconchegante.
INGREDIENTES:
*1 base de massa folhada
* fatias de queijo (usei flamengo)
* fatias de fiambre
PREPARAÇÃO:
Desenrolar a massa folhada e por cima colocar fatias de queijo e fiambre a gosto (ou utilizar quaisquer outros ingredientes). Enrolar a massa como se de uma torta se trata-se. Aproveitar a folha de papel vegetal que normalmente vem enrolada na massa (uma dica para poupar) e colocá-la num tabuleiro de ir ao forno. Cortar a "torta" da massa em fatias com +/- 1 cm ou 1 dedo e dispô-las no tabuleiro sem as deixar muito próximas para que não colem umas às outras. Levar a forno médio (+/-180º) até folhar e dourar a gosto.
Servidas mornas são mesmo boas.
Bom proveito.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...