14/12/10

Sangue de Porco Cozido


Depois de um dia de "matança" do porco, nada melhor que comer o tão desejado (pelo menos para mim) sangue de porco cozido.
Em Trás- dos-Montes, de onde sou natural, este ritual da matança do porco que sempre acontece nos meses mais frios, acaba por ser também uma confraternização entre familias e amigos. Normalmente, o sangue é aproveitado para fazer os tão apreciados enchidos que levam este ingrediente, como sendo as sangueiras (termo flaviense para designar a alheira mais escura porque leva o sangue) e que sempre foram as minhas favoritas. Depois, o sangue cozido, para quem aprecia, é uma iguaria de sabor inigualável.
Desta vez, a matança não foi no norte, mas antes cá bem perto de casa. Confesso que não consigo assistir à matança do porco, ma ao sangrar o animal, é recolhido o sangue para um alguidar e NUNCA SE MEXE O SANGUE.
O sangue que coagular é o que se utiliza para o sangue cozido.
Para cozer o sangue coagulado, coloca-se uma panela ao lume com uma pitada de sal, folhas de louro e azeite q.b.. Quando estiver a ferver, deitar o sangue na panela e deixar ferver cerca de 15-20m. Findo este tempo, retirar o sangue com uma escumadeira para um alguidar de rede para ser bem espremido até libertar toda a água. Depois está pronto a ser consumido ou pode ser congelado.
Para ser consumido como o que fiz, faz-se do seguinte modo:
INGREDIENTES:
*sangue de porco cozido
* azeite q.b.
*1 dente de alho
* cebola picada q.b
*1 folha de louro partida aos pedaços
* sal q.b.
PREPARAÇÃO:
Num tacho ou frigideira, colocar o azeite, a cebola e o alho picados e deixar refogar. Juntar o sangue e ir mexendo para incorporar todos os ingredientes. Temperar com sal se for necessario.
Servi com batatas cozidas.
Um manjar dos deuses, para quem aprecia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço o seu comentário !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...