05/05/10

Doce de Abóbora com Noz

Tal como tinha prometido antes, vim postar a receita do doce de abóbora que fiz. Rendeu três frascos granditos e outros três miniaturas.
INGREDIENTES:
*800g de abóbora cozida e escorrida
*400g de açúcar (usei um pouco menos)
* 1 c. sopa de canela
* raspa de uma laranja
* nozes a gosto, usei cerca de 3 c. sopa
PREPARAÇÃO:
Tinha uma abóbora menina grandita que descascei e cortei em cubos. Levar a quantidade desejada de abóbora a cozer. Depois de cozida, deixar escorrer umas horas ou de um dia para o outro, que foi o meu caso. Pesar a abóbora já escorrida (no meu caso, 800g) e esmagar com um garfo. Colocar num tacho, com metade do peso da abóbora em açúcar (usei um pouco menos de 400g), 1 colher de sopa de canela e raspa de uma laranja. Deixar ferver e ir mexendo sempre até atingir o ponto de estrada (+/- 20 minutos) (o ponto de estrada atinge-se quando colocando um pouco do doce num prato e passando com o dedo ou colher de pau de uma ponta à outra, forma uma "estrada", ficando visível o fundo do prato e sem que o doce volte a tocar-se). Antes de retirar do lume, junte as nozes(usei quase inteiras para se notar bem), misture mais uns minutos e apague.
Colocar o doce em frascos previamente esterilizados, fechar bem e virar com a tampa para baixo durante 24h para ganhar vácuo natural. Quem quizer pode ainda pasteurizar o doce. Para isso, depois de encher os frascos com o doce, deve fechar bem os frascos colocá-los logo num tacho com água até que fiquem completamente submersos e deixar ferver mais 10-20 min. Quando a água estiver a ferver, nota-se que se soltam umas bolhas de ar de dentro dos frascos, com este processo está-se a retirar todo o ar que ficou dentro do frasco, evitando-se o bolor que é sempre desagradável. Sendo feita a pasteurização não é necessário voltar os frascos ao contrário e o doce pode durar até um ano que não se estraga.
Não pasteurizei estes frasquinhos de doce que enchi porque não são para guardar durante muito tempo, daí não ter tido essa necessidade. Posso dizer que já provei, então com requeijão é uma delicia, e está óptimo. Ah... e não tem bolor e ao abrir o frasco deu aquele clik do vácuo.
Depois foi só fazer a decoração do frasco e pronto, um miminho caseiro e saboroso... uma bela oferta de dia da mãe.
(Peço desculpa por não postar uma foto do doce sem ser dentro do frasco, mas como foram ofertas não tive oportunidade de tirar foto).
Beijinhos

7 comentários:

  1. Olá,
    vim agradecer a tua visita :) os franquinhos ficaram muito giros e o doce deve ser muito bom. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Guida,

    Estes fraquinhos ficaram girissimos e o doce deve mesmo ser excelente!!!

    Bjs
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. A pedido de várias familias e fãs gulosos (euzinha xD) cá está a receita!!!!!!!!!!! yupi assim k possa vou fazer e deliciar-me com este doce maravilha =)
    A Primavera aterrou no meu canto, mas olha que n rua está cá um frio, brrrr
    E por aí ctg, vai td bem?
    Beijokas grandes

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela receita!!! Vou querer experimentar de certeza.

    Um beijinho***

    ResponderEliminar
  5. Oi Miuda esse teu doce deve ser uma delicia é um doce tradicional algarvio para o caso de não saberes...gosto muito mas com nozes nunca comi...
    Boa semana


    Jokas

    Graça

    ResponderEliminar
  6. Oi colega.
    Uma passagem rapidinha para felicitá-la pelo próximo dia das mães.
    Tem mimo no meu blog para você.
    abçs.Richard.

    ResponderEliminar
  7. Comentei no sitio errado, mas já tive a oportunidade de dizer como gosto desta ideia. :D
    Beijinho bom

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...