13/05/10

Bifes de Atum com Natas e Arroz de Lentilhas



Confesso que esta receita me surpreendeu pela positiva, principalmente porque nunca tinha provado bifes de atum e lentilhas...parece mentira mas é verdade. O marido já andava com desejo de bifes de atum e como tinha comprado lentilhas para experimentar, decido juntar o útil ao agradável. Posso dizer que fiquei fã de lentilhas, além de muito saborosas e constituirem uma excelente alternativa ao feijão e afins, são altamente nutritivas e contêm muito ferro. Para mais informações vejam aqui.
INGREDIENTES:
* 4 bifes de atum
* sal e pimenta q.b
* 1 limão
*lentilhas a gosto
*azeite
* 1 dente de alho
* 1 cebola
* 1 cenoura
* arroz (uso agulha vaporizado)
*1 pacote de natas
* orégãos
* coentros
PREPARAÇÃO:
Temperei os bifes de atum com sal, pimenta e sumo de limão. Entretanto cozi as lentilhas em água com um pouco de sal (não sei a quantidade de lentilhas em gramas porque medi por uma taça, fiz tudo a olho). Deixei cozer até verificar que estavam cozidas +/- 20min. Atenção que as lentilhas aumentam de volume ao cozer. Numa panela fiz um refogado com a cebola, o alho e cenoura aos cubos, juntei água quente e o arroz (a olho). Verifiquei os temperos e quando o arroz estava quase cozido juntei as lentilhas previamente escorridas, mexi mais uns instantes, juntei coentros picados e ficou pronto. Depois numa frigideira anti aderente, coloquei um pouco de azeite e juntei os bifes de atum que se fritam como se fosse um bife de carne mas não é preciso cozinhar muito tempo para que o bife não fique seco. Retirei os bifes da frigideira e no molho que ficou juntei as natas e óregãos a gosto, mexi até engrossar e depois coloquei em cima dos bifes.
Ficou óptimo e o H elogiou. Para a próxima experimento com molho de pimenta. Alguém sabe como se faz???? Aceito sugestões :)
Beijinhos

3 comentários:

  1. Guida já comi varias vezes lentilhas especialmente em sopa,com arroz nunca exprimentei.
    Vou fazer já amanhã para o meu almoço.
    Eu sabia que elas tinham grande valor nutritivo mas não conhecia todo o valor que elas possuem.
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    ISA

    ResponderEliminar
  2. Olá. :D
    Boa escolha! Adoro lentilhas e são muito ricas em ferro. ;)

    A receita parece-me deliciosa. Tenho de experimentar esse arrozinho.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bifes de atum á algarvia como muitas vezes...com natas nunca comi deve ser bom...
    Jinhos e bom fim de semana

    Graça

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...