28/09/11

Pão Vitale - Nacional

Depois de duas fornadas em que o pão não cresceu, já andava a pensar que a MFP tinha avariado na parte em que tem que aquecer para levedar a massa. A primeira vez foi com um preparado da Branca de Neve e a segunda vez foi com metade do pacote de farinha Pão Vitale da Nacional. Poderiam ser várias as causas, mas a que me ocorreu logo foi talvez a de que o fermento do preparado já tivesse perdido o efeito, apesar de ainda estar dentro da validade. 


Fiz algumas pesquisas na net e encontrei este artigo do blog que também sigo A economia cá de casa, e que dá uma excelente dica para rentabilizar os preparados de pão. Basta juntar 250g do preparado de pão que tenhamos para usar, 250g de farinha normal sem fermento e a quantidade de água indicada na embalagem do preparado.

Assim fiz, pois ainda tinha 500g do preparado de Pão Vitale da Nacional para gastar, mas como estava desconfiada que o fermento do preparado já não funcionava, acrescentei ainda uma saqueta de fermento. Se a massa não crescesse, o problema tinha mesmo da ser da MFP.

Resumindo, fiz assim:
*300ml água morna;
*250g preparado Pão Vitale da Nacional;
*250g farinha normal sem fermento;
*1 saquenta da fermento ou 1 c. sopa de fermento

Untar a pá da MFP com um pouco de óleo, deitar a água morna, os 250g de preparado de Pão Vitale da Nacional, 250g de farinha normal sem fermento. Fiz uma pequena cova na farinha e juntei a saqueta de fermento porque quase de certeza que o fermento do preparado já não estava activo, caso contrário não será preciso.
Seleccionar o Programa Básico. Na minha Clatronic, fiz no programa 1- Normal, cor média, quantidade de massa I (dá para um pão de 750g). O programa dura 2.54h. 
O certo é que o pão cresceu e pelo menos exteriormente tinha um óptimo aspecto. Nas fotos ainda estava quente, por isso não fatiei.
Assim, ainda tenho 250g de preparado de pão Vitale para gastar e com uma embalagem de 1kg que supostamente daria para duas utilizações, podemos rentabilizar e utilizar 4 vezes. Assim se poupa sem se perder qualidade e sabor!

27/09/11

Espiga - Preparados para MFP

Fiquei muito contente por saber que a ESPIGA lançou as suas variedades de preparados de pão para MFP. Por enquanto são 4 as variedades disponíveis, que podem ser adquiridas nas lojas Mini preço ou na E-MERCEARIA. Ainda não experimentei nenhuma mas estou anciosa. Mais variedade e mais concorrência para os preparados já existentes da Branca de Neve e da Nacional de que muito gosto. E mais concorrência significa mais poupança!
E vocês já sabiam?

21/09/11

Aromatizar pão ralado

Raramente faço panados, mas quando calha gosto deles bem apurados.
Na foto aparecem filetes de peixe panga que temperei com alho, sal, pimenta e limão, que foram depois passados por farinha, ovo batido e pão ralado e fritos em óleo bem quente. O básico que todas nós fazemos.
Porém, para dar sabor e cor ao pão ralado, juntei salsa seca picada, mas poder-se-ia juntar coentros, tomilho, magericão, alho, o que cada um mais gostar. Ficam com um sabor diferente e uma apresentação mais bonita.

19/09/11

Tortellini de ricota e espinafres com almôndegas


Uma combinação bem agradável. As almôndegas caseiras que já aqui tinha explicado como fazia, estavam congeladas, pelo que apenas tive que as deixar a descongelar de manhã, e à noite  estufá-las. Poupa-se imenso tempo.

Para o  molho das almôndegas utilizei:
*Azeite q.b.
*1 cebola picada
*2 dentes de alho picados
*2 tomates em pedados (tinha congelados)
*1 c. sopa de polpa tomate
*sal, pimenta  q.b.
*1. c. chá açúcar (para cortar a acidez do tomate)
*Pimentão e louro  da ESPIGA (adorei!)
*1 copo de vinho branco

Aqui estão elas já prontinhas.

Estrentanto, cozer o tortellini segundo das instruções da embalagem.
Aquecer água com uma pitada de sal e quando estiver quase a ferver, juntar o tortellini e deixar cozer por 11-12 min. Apagar e deixar repousar mais 2-3 min.


Esta variedade comprei no Mini Preço.
 
Uma refeição bem saborosa.

16/09/11

Aproveitar Cuvetes

Aproveito sempre tudo! E as cuvetes de esferovite ou de plástico onde costumam vir legumes, carne ou peixe não são exceção*. Quando faço panados ou fritos (muito raramente) uso-as para passar a carne ou o peixe por ovo e farinha. Neste caso, foi para fritar uns filetes de perca que cortei às postas. Assim se aproveita o que vem do supermercado, sem ter que estar a sujar pratos ou travessas.
*Palavra conforme o novo acordo ortográfico.

06/09/11

Biscoitos de Coco e Capuccino


Com metade dum pacote de coco ralado de cor azul para gastar  e o mesmo de capuccino em pó, nada melhor que os gastar fazendo uns belos duns biscoitos bem aromatizados. Duas fornadas que encheram a caixa dos biscoitos :)


INGREDIENTES:
*100 gr. de Açúcar RAR
*180 gr. de Margarina (usei vaqueiro)
*1 Ovo
*1 pitada de Sal
*250 gr. de Farinha Espiga
*1 colher (de sobremesa) de Fermento em Pó Royal
*100g de coco ralado de cor azul
*100g de capuccino em pó


PREPARAÇÃO:
Misturar todos os ingredientes. Se necessário amassar com a mão para os ingredientes se fundirem melhor.
Dividir a massa e numa parte juntar o coco ralado e na outra o capuccino em pó. Envolver bem.

Coloca-se a massa no dispára-biscoitos.

Com o dispára-biscoitos bem apoiado num tabuleiro forrado com o tapete de silicone disparam-se os biscoitos com o formato desejado, e levam-se a forno pré-aquecido a 200º até ficarem dourados a gosto.
Foram duas fornadas, uma de biscoitos de coco e outra de capuccino.

04/09/11

Cozer feijão

Em tempos de crise (já não posso com esta palavra!!!) há que adoptar comportamentos de poupança. Para mim poupar (ou reinventar) é coisa que não me custa muito, pois sempre fui habituada a gastar o que posso, mas principalmente, quando efectivamente preciso.

Mas o que é que os feijões têm a ver com esta conversa, perguntam vocês!? Tudo e nada!

Ou seja, por muito mais prático que seja ir ao supermercado, agarrar numa lata de feijão cozido e colocá-la no cesto (claro que também tenho em casa para um desenrrasque), nada melhor mesmo que comprar o feijão seco, demolhar e cozer com o tempero que quizermos. Poderá dar mais trabalho, é certo, mas a saúde agradece e a carteira também.

Normalmente compro o feijão seco, deixo a demolhar de um dia para o outro e cozinho na panela de pressão só com um pouco de sal e bicarbonato de sódio (ajuda a cozer mais depressa), mas podem adicionar outros temperos. Coloco em caixas de congelação com a água da cozedura, deixo arrefecer  e congelo. Assim, está sempre pronto a usar em sopas, massas, arroz, etc.

03/09/11

Engomar e arrumar a roupa


Confesso que gosto de passar a ferro, mas não gosto mesmo nada de arrumar a roupa.

Mas para não perder tempo a separar a roupa já passada antes de a arrumar, antes de a passar, separo-a conforme as divisões a que se destinam (cozinha, wc, quartos) e passo logo tudo sem estar a passar um pano, depois uma t-shirt, depois umas calças, uma toalha, uma camisa...

 Assim na hora de arrumar, tudo o que é para levar para o wc já está junto, para os quartos também e assim para as restantes divisões.

02/09/11

Salsichas com Lombardo

Este é um prato que apreciamos apesar de evitar por causa das salsichas.

INGREDIENTES:
*6 salsichas frescas (podem ser de lata)
*6 ou 12 folhas de couve lombardo
* azeite
*1 cebola
*2 dentes de alho
*2 tomates maduros ou polpa tomate
* sal e pimenta q.b.
*água q.b.

PREPARAÇÃO:
Comece por escolher 6 ou 12  folhas de couve lombardo para dar uma fervura. Quando o lombardo é grande cozo 1 folha de couve por salsicha, quando são mais pequenas, cozo 2.
Cozer as couves por breves minutos para se poder enrolar as salsichas. Retirar as couves e deixar arrefecer. Entretanto comece a fazer o molho. Num tacho junte o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Deixar alourar e acrescentar o tomate em pedaços. Entretando, comece a enrolar as salsichas nas couves e prenda com palitos. Depois das trouxas estarem feitas, coloque-as no tacho com o molho, tempere com sal e pimenta, junte um pouco de água para não agarrar e deixe cozinhar em lume brando por 15 a 20 min. Servir com arroz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...