26/10/11

Marmelada

Este ano há poucos marmelos, mas numa das minhas idas ao supermercado encontrei alguns e trouxe para fazer marmelada. Este doce feito em casa é bem melhor do que os de compra, é um óptimo miminho para oferecer a amigos e familiares por exemplo num cabaz de Natal, quando se faz uma grande quantidade pode congelar-se, pode aromatizar-se a gosto, etc. A quantidade que tinha rendeu as caixinhas que vêm em baixo, uma ficou para mim e as outras já as ofereci a pais, sogros e cunhados. Ficou mesmo boa.


INGREDIENTES:
*1,500kg de marmelos já limpos de caroços (não descascei)
*800gr açúcar amarelo SORES
*2 colheres de sopa de água
*1 pau de canela
* sumo de limão

PREPARAÇÃO:
Lavar muito bem os marmelos. Cortar os marmelos em 4 e descaroçar. Optei por não tirar a casca, como estavam lavadinhos não há problema, mas para quem preferir pode descascar e aproveitar as cascas e os caroços para fazer geleia. Já tentei uma vez e correu mal, por isso não costumo aproveitar.
Partir em pedaços mais pequenos para cozer mais depressa. Como escurecem rapidamente, reguei os marmelos com sumo de limão. Colocar os marmelos numa panela (ou panela de pressão), cobrir com o açúcar, juntar a água e o pau de canela. Levar ao lume até os marmelos estarem cozidos e ir mexendo com uma colher de pau. Retirar o pau de canela e desfazer com a varinha mágica. Distribuir por caixinhas e deixar secar cerca de 2 dias antes de guardar.

3 comentários:

  1. Bom aspecto Guida a tua marmelada, eu já exprimentei e acabei por a deitar fora não gostei do resultado mas também não somos muito amantes de marmelada.

    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar
  2. Ai que rico aspecto....já comia umas colheradas. ;)
    Bjs

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...