28/09/11

Pão Vitale - Nacional

Depois de duas fornadas em que o pão não cresceu, já andava a pensar que a MFP tinha avariado na parte em que tem que aquecer para levedar a massa. A primeira vez foi com um preparado da Branca de Neve e a segunda vez foi com metade do pacote de farinha Pão Vitale da Nacional. Poderiam ser várias as causas, mas a que me ocorreu logo foi talvez a de que o fermento do preparado já tivesse perdido o efeito, apesar de ainda estar dentro da validade. 


Fiz algumas pesquisas na net e encontrei este artigo do blog que também sigo A economia cá de casa, e que dá uma excelente dica para rentabilizar os preparados de pão. Basta juntar 250g do preparado de pão que tenhamos para usar, 250g de farinha normal sem fermento e a quantidade de água indicada na embalagem do preparado.

Assim fiz, pois ainda tinha 500g do preparado de Pão Vitale da Nacional para gastar, mas como estava desconfiada que o fermento do preparado já não funcionava, acrescentei ainda uma saqueta de fermento. Se a massa não crescesse, o problema tinha mesmo da ser da MFP.

Resumindo, fiz assim:
*300ml água morna;
*250g preparado Pão Vitale da Nacional;
*250g farinha normal sem fermento;
*1 saquenta da fermento ou 1 c. sopa de fermento

Untar a pá da MFP com um pouco de óleo, deitar a água morna, os 250g de preparado de Pão Vitale da Nacional, 250g de farinha normal sem fermento. Fiz uma pequena cova na farinha e juntei a saqueta de fermento porque quase de certeza que o fermento do preparado já não estava activo, caso contrário não será preciso.
Seleccionar o Programa Básico. Na minha Clatronic, fiz no programa 1- Normal, cor média, quantidade de massa I (dá para um pão de 750g). O programa dura 2.54h. 
O certo é que o pão cresceu e pelo menos exteriormente tinha um óptimo aspecto. Nas fotos ainda estava quente, por isso não fatiei.
Assim, ainda tenho 250g de preparado de pão Vitale para gastar e com uma embalagem de 1kg que supostamente daria para duas utilizações, podemos rentabilizar e utilizar 4 vezes. Assim se poupa sem se perder qualidade e sabor!

5 comentários:

  1. Ficou um belo pão, estes preparados são mesmo muito BBOOOMMMMSSSSSS...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ola bom dia,
    Engraçado, esta noite utilizei essa farinha vital da nacional. O pão ficou optimo, é saboroso.. ás várias experiencias que fiz com a farinha branca de neve correram mal, o pao não cresceu, e tambem fiquei com dúvidas de que seria a mfp que estaria avariada.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que belo pão e quentinho com manteiga hummm já marchava uma fatia.

    Bom aspecto.
    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar
  4. Por acaso faço o mesmo com a Branca de Neve e também acrescento fermento. é uma ideia muito boa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro pão!:) Qualquer hora vou tentar fazer um...

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...