26/10/10

Empada de Galinha





aqui tinha contado que a receita tinha dado uma grande quantidade de massa quebrada, tendo congelado metade. Num dia em que tinha canja de galinha para fazer, aproveitei parte da galinha cozida para fazer esta empada gigante. Ficou óptima, além de ser simples e acompanhada com umas couves (caseiras) cozidas e temperadas com azeite e alho... é do melhor. É uma excelente opção para lanches, pique-nics ou para uma refeição mais ligeira como complemento a uma sopa.
INGREDIENTES:
* massa quebrada suficiente para cobrir uma forma de tarte e para cobrir o recheio ( se for das de compra, serão 2 placas de massa)
*galinha
* 1 cebola
* 2 dentes de alho picado
* chouriço
*azeite
*1 folha de louro
* sal e pimenta q.b.
* 1 c. sobremesa de farinha
* salsa picada
*1 gema de ovo
PREPARAÇÃO:
Como a galinha foi cozida para fazer a canja e a empada, não acrescentei à sua cozedura o chouriço, o que se pode fazer no caso de se fazer apenas a empada.
Entretanto com a massa já desconjelada e partida em dois, trabalhá-la na bancada com um pouco mais de farinha, estendendo uma parte para colocar no fundo da tarteira e a restante para colocar por cima do recheio. Desfiar a galinha destinada à empada, tirar a pele ao chouriço e cortar em bocadinhos. Fazer um refogado com o azeite, a cebola, os alhos e o louro. Juntar a galinha e o chouriço. Polvilhar com a farinha e envolver bem. Se necessário juntar um pouco do caldo da cozedura da galinha. Deixar apurar e temperar com sal, pimenta e salsa. Deixar arrefecer. Depois é só colocar na tarteira e cobrir com a restante massa, apertando nas extremidades. Pincelar com a gema do ovo batido. Levar a forno médio (+/- 180º - 200º) até dourar. Servi acompanhado com couves directamente da horta, temperadas com azeite e alho.
Bom apetite.

5 comentários:

  1. Para uma entrada, ou como refeição ligeira, é fantástica.
    E o melhor é que se pode aproveitar sobras que se tenham.

    ResponderEliminar
  2. Adoro e aqui por casa já andam a reclamar tenho mesmo que fazer, a tua tem excelente aspecto.

    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar
  3. Eu sou fã de empadas de galinha, e em tamanho gigante melhor ainda.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Pode ser uma fatia, se faz favor
    Jnihos fofos

    ResponderEliminar
  5. Olá tudo bem?

    Estou a organizar uma toca de Natal no meu blog!
    Passa por lá e participa!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...