02/10/10

Doce de Pêra aromatizado com Cardamomo







Cá está o tão famoso Açúcar Geleficante e o Cardamomo que adquiri na Flôr de Tavira. A Dina é um doce de pessoa :)








Com tantas pêras que ofereceram ao meu sogro e para não se estragarem, lá me decidi a fazer doce de pêra, o que também foi um pretexto para experimentar o açucar geleficante e o cardamomo, de que fiquei fã. Com tantas pêras, o doce foi feito às prestações. Os frascos que estão na imagem foram apenas a 1ª ronda.
INGREDIENTES:
*2,200kg de pêras, descascadas e limpas de caroço
* 200g de açúcar geleficante
*1 pêssego
* raspa de 1 laranja
*2 c. sobremesa de cardamomo
PREPARAÇÃO:
O doce foi feito por partes porque quando cozi as pêras ainda não tinha o açúcar nem o cardamomo.
Então, descasquei as pêras (já maduras) e cortei em pedaços. Deu 2,200kg. Coloquei numa panela, acrescentei um pêssego maduro que estava a pedir "socorro" e raspa de uma laranja. Cozeram rapidamente. Não foi preciso acrescentar água porque as pêras largam água. Depois de cozidas, passei com a varinha mágica, mas sem desfazer muito. Transferi para um recipiente até arrefecer e depois congelei. Confesso que sem açucar nenhum, já estava doce q.b.
Quando finalmente chegou o açúcar e o cardamomo, retirei o puré de peras que tinha congelado, descongelou lentamente, transferi novamente para uma panela e em lume brando acrescentei o cardamomo e 200g de açúcar, quando levantou fervura contei 3 minutos e apaguei o lume. Transferi para os frascos esterilizados, fechei e virei os frascos ao contrário durante 24h (ver aqui a explicação). Depois falei com a Dina que me disse que nunca tinha experimentado uma quantidade tão reduzida de açúcar, mas confesso que mesmo assim o doce ficou doce e com a textura certa. Quem provou, adorou, mas na próxima ronda do doce vou experimentar uma maior quantidade de açúcar e sumo de limão para ver como fica.

6 comentários:

  1. Parece delicioso, numas torradinhas então!!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Guida,
    que aspecto bonito tem os potes de doces de peras. Parabébns. Não conhecia a existência do açucar gelidificante. Obrigada por cmpatilhar conhecimentos.
    um grande abraço de Maria Filomena

    ResponderEliminar
  3. O doce ficou o máximo e os frasquinhos muito mimosos:)
    A Dina é, de facto uma pessoa muito querida!

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Fizeste óptimas aquisições, e assim tens um bom aproveitamento da fruta!
    Que maravilha ficou!!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá querida,esse doce deve ser uma
    delicia hummmmm...fique com água
    na boca rsrsrs.
    Parabéns pela apresentação!
    Que a luz tímida das estrelas esteja sempre ao seu lado,Iluminando seu caminho e transformando em música o seu universo.
    Um ótimo domingo!
    Beijossss
    Simone Souza

    ResponderEliminar
  6. Guida, parabéns pelo resultado do doce, e pela apresentação mimosa dos frasquinhos. Lembra da próxima vez e ao colocares o limão, que o açúcar gelificante já tem uma percentagem de ácido cítrico, ácido natural do limão, que permite "abrir" o sabor do doce, mas sobretudo aumentar o tempo de conservação e gelificação do mesmo.

    Beijinhos
    Dina

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...