02/05/11

Simplesmente Favas!




Adoro este pitéu... na minha terra no norte é muito apreciado, mas é como tudo, ou se gosta muito (é o meu caso) ou se detesta.

Normalmente chamo-lhe "favas com farinha", mas é feito com as vagens das favas, tenrrinhas, e não com as favas propriamente ditas.




Aqui as favas bem tenrrinhas, com a fava ainda pequenina e que são da horta dos meus avós...é só coisas caseirinhas e bem saborosas que nada têm a ver com as do supermercado. ´


INGREDIENTES:

* cerca de 1kg de vagens de favas tenrrinhas

*água

*azeite

*chouriço ou linguiça

*sal q.b.

*3 ou 4 c. sopa de farinha

* hortelã


PREPARAÇÃO:

Comece por preparar as favas: como são tenras, não há veios a retirar, é só cortar em pedaços pequenos e levar a cozer em água abundante durante cerca de 20 min, com sal q.b.

Escorrer depois de cozidas.

Noutro tacho, colocar o azeite e o chouriço ou a linguiça em pedaços pequenos, refogar um pouco e juntar as favas. Mexer bem e ir juntando a farinha até ficar ligado (eu faço a olho). Apagar o lume, polvilhar com hortelã picada e servir. Pode servir de acompanhamento.

1 comentário:

  1. Olá Guida.
    Obrigada pela participação no meu sorteio.
    Beijinhos, boa semana e boa sorte!
    M. Céu

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...