14/11/08

Símbolos de Natal e seu significado

Cartão de Natal
O primeiro cartão de Natal surgiu na Inglaterra em 1845. O pintor John Calcott Horsley desenhou uma família ao redor de uma mesa bastante farta e colocou, ao lado, um rico dando comida a crianças pobres. Havia a mensagem, em inglês, de “Feliz Natal e Próspero Ano Novo para você”. Horsley fez o cartão sob encomenda de Henry Cole, director de um museu, que imprimiu mil cópias.

Ceia de Natal
Na Europa, muito antigamente, as pessoas deixavam a porta de casa aberta na noite de Natal para que viajantes e pessoas pobres pudessem participar da ceia. Até hoje, a ceia é o momento de confraternização entre amigos e familiares. Em Portugal, os pratos mais tradicionais são o Bacalhau Cozido com todos e o Peru Assado, mas em Trás-os-Montes também há a tradição do Polvo Cozido, que está sempre presente na minha ceia de Natal.

O Pai Natal
A imagem do Pai Natal como conhecemos hoje foi criada em 1931 por um sueco beberrão chamado Haddon Sundblon, numa tentativa extremamente bem sucedida da Coca-Cola em conquistar o público infantil. Pensavam agarrar rapidamente a próxima geração de consumidores, assim a Companhia investiu na publicidade dirigida a menores de 12 anos, mesmo havendo um grande tabú quanto a isso na época. Esse aspecto acabou por reformular a cultura popular americana. O Pai Natal de Sundblon era o homem da Coca-Cola perfeito - eternamente alegre, alto, vermelho vivo, metido em situações engraçadas envolvendo um conhecido refrigerante como recompensa por uma dura noite de trabalho entregando brinquedos. Antes das ilustrações de Sundblon, o santo do Natal foi variadamente vestido de azul, amarelo, verde ou vermelho.

A Árvore de Natal
A tradição da árvore de Natal surgiu na Alemanha, no século XVI. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século XIX, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo.

1 comentário:

  1. Bem...Isso que vocês falaram sobre o Papai Noel(Pai Natal) é uma mentira...A verdadeira história do Papai Noel é que existia há muito tempo atraz um velho chamado Nicolau mais conhecido para amigos e parentes como Noel que fazia e distribuia brinquedos para crianças de muita necessidade.Daí essas crianças comessaram a chamar ele de papai noel.E hoje é so uma maneira dos pais darem presentes ao seus filhos.Essa é verdadeira história.
    B-jus***

    ResponderEliminar

Agradeço o seu comentário !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...