Cá está um doce que é mesmo o meu preferido e foi uma forma de aproveitar os tomates em excesso que há nesta altura. Rendeu os 5 frascos que se vêm na imagem e mais duas caixas tupperware porque já não tinha mais frascos que foram esterilizados conforme já aqui tinha explicado.
Depois de tirar a pele aos tomates e de tirar algumas das sementes, ficaram 3,600kg que dividi em duas panelas, uma com 2kg para a qual usei apenas 600g de açúcar e noutra coloquei os restantes 1,600kg de tomates e utilizei apenas 500g de açucar.
INGREDIENTES:
*3,600kg de tomates limpos de pele e sementes
* 900g de açúcar
* sumo de limão qb
* 4 paus de canela
PREPARAÇÃO:
Limpar os tomates maduros de sementes ( a gosto) e pele.
Colocar a quantidade pretendida na panela e desfazer com a varinha mágica a gosto. Numa panela deixei o tomate mais defeito que na outra. Juntar açúcar a gosto. Conforme disse acima, usei bastante menos que metade do peso do tomate, e mesmo assim ainda acho que ficou doce. Acrescentar sumo de limão (apenas umas gotas) e juntar paus de canela a gosto, que pessoalmente é o que lhe dá o toque final.
Deixar ferver e ir mexendo até fazer ponto de estrada.
Deitar nos frascos, fechar o frasco e virar ao contrário (tampa para baixo) pelo menos de um dia para o outro para ganhar vácuo e assim o doce conserva-se mais tempo sem ganhar o indesejável bolor. Podem decorar os frascos a gosto. No meu caso foi para oferecer, e assim fiz.
Ficou delicioso...várias bocas comprovam.
Bom fim-de-semana.