31/05/11

Bacalhau com Soja



Uma refeição leve e prática que resultou da pouca vontade de estar à frente do fogão.


INGREDIENTES:

* 2-3 postas de bacalhau cozido e desfiado

*batatas cozidas aos cubos

*cebola e alho q.b.

* azeite, sal, e pimenta q.b.

*delicias do mar

*1 embalagem de creme de culinária - Soja - -Pingo Doce

*Esparregado de espinafres Pingo Doce

*Pão Ralado





PREPARAÇÃO:

Cozer as postas de bacalhau, arrefecer e desfiar.

Cozer as batatas em cubos, escorrer e reservar.

Fazer um refogado com o azeite, cebola e alho. Juntar o bacalhau desfiado e temperar a gosto com sal e pimenta. Juntar as batatas e mexer. Finalmente, acrescentar as delicias e o crem de soja e incorporar bem.

Deitar o preparado para um pirex, polvilhar ligeiramente com pão ralado e levar ao forno até dourar a gosto.

Servi acompanhado de salada de alface e esparregado de espinafres da marca Pingo Doce que preparei conforme as instruções da embalagem.






25/05/11

Desinfectar a Cozinha.




Gosto sempre de ter a casa limpa e desinfectada, mas tenho especial cuidado com a cozinha, pois é um espaço que utilizo diariamente e onde passo grande parte do tempo quando estou em casa e, principalmente, porque há que ter cuidados redobrados com a preparação e confecção das refeições. Por isso, depois da bagunça normal ao fazer uma refeição, nada melhor que deixar a cozinha arrumadinha e limpinha.

Como sabem, há uma panóplia de produtos para limpeza e que custam balurdios: anti-calcários, desengordurantes com este ou aquele cheiro, próprios para wc, outros para wc e cozinha, enfim...

Certo dia, vi um artigo numa revista que dava conta que aproveitando uma dessas embalagens vazias, enchendo-a de água e deitando um pouco de lixivia, se tinha igualmente óptimos resultados, sem ter tão agressiva como a lixívia pura, e muito mais económica. Desde então que o tenho feito, e no fim de arrumar a cozinha, borrifo o balcão e a pia da cozinha com esta mistura caseira, passo um pano húmido e voilá... o cheiro a lixivia (que já por si não é forte porque está bastante diluido) desaparece depois de seco. Também costumo utilizar no chuveiro depois do duche para evitar o bolor...

Tenho que experimentar a mistura de 3 partes de água e 1 de vinagre que também já vi em alguns blogues. E vocês como desinfectam a vossa cozinha?

12/05/11

Lulas Recheadas


Adoro lulas recheadas....mas das que faço em casa. Já comprei recheadas na peixaria, até não são más, mas é sempre melhor quando sabemos os que estamos a comer, podendo variar no recheio.


Neste caso, em vez de fazer o tradicional arroz de lulas, optei por rechear as lulas com o que tinha por casa, estufei-as e acompanhei com puré de batata e salada. Mas desta parte já não tenho foto porque fiquei sem bateria na máquina. De qualquer das formas fica o apontamento de que as lulas quando compradas frescas e recheadas logo que se chegue a casa, podem ser congeladas e ficam logo prontas para serem utilizadas. Como comprei as minhas congeladas, apenas congelei o que sobrou, já depois de cozinhadas e quando for preciso gastar é so aquecer e acompanhar com puré, arroz, o que se queira.




INGREDIENTES:


*1 kg de lulas limpas congeladas


*salsa q.b.


* 4 fatias de fiambre


*1 linguiça


*150gr cuscus


*1 c. sopa mostarda


*1 c. sopa polpa de tomate




PREPARAÇÃO:


Lavar as lulas e retirar os tentáculos. Numa taça colocam-se os tentáculos cortados em pedaços, salsa picada, o fiambre em pedaços pequenos, a linguiça picada, a mostarda, a polpa de tomate e os cuscus feitos conforme as instruções (poder-se-ia utilizar ovo cozido ou sobras de arroz).


Rechear as lulas com o preparado e prender com um palito. Estufar e servir (como disse, desta parte já não tenho registo fotográfico, ficsa para a próxima).

10/05/11

Biscoitos de Baunilha


Mais uma fornada de biscoitos para encher a minha lata dos biscoitos.


INGREDIENTES:
*100 gr. de Açúcar (metade usei açucar com aroma de baunilha)
*180 gr. de Margarina (usei vaqueiro)
*1 Ovo
*1 pitada de Sal
*250 gr. de Farinha
*1 colher (de sobremesa) de Fermento em Pó

*1 c.sopa essencia baunilha

*confetis a gosto



PREPARAÇÃO:
Misturar todos os ingredientes. Se necessário amassar com a mão para os ingredientes se fundirem melhor.

Coloca-se a massa no dispára-biscoitos.
Com o dispára-biscoitos bem apoiado num tabuleiro forrado com o tapete de silicone disparam-se os biscoitos com o formato desejado, decoram-se com confetis (estes comprei na Flor de Tavira) e levam-se a forno pré-aquecido a 200º até ficarem dourados a gosto.

06/05/11

Salada Russa com grelos



Esta é uma refeição bem simples de fazer e que resultou do aproveitamento de sobras, como foi o caso dos grelos. No meu caso, raramento utilizo maionese, prefiro a salada russa temperada com azeite e vinagre...São gostos.


INGREDIENTES (a olho):

* batatas cortadas em cubinhos (podem usar macedonia congelada que já traz a mistura)

* cenouras cortadas em cubos

* ervilhas

*4 ovos cozidos

*1 lata de atum de 385g

*1/2 de um pacote de delicias do mar

*grelos cozidos

*sal q.b.

*azeite e vinagre (ou maionese)




PREPARAÇÃO:

Cozer as batatas, com as cenouras, ervilhas e os ovos e temperar com sal q.b.

Entretanto escorrer o óleo do atum e saltear os grelos em azeite e alho.

Descascar os ovos e cortá-los em rodelas.

Colocar os legumes num pirex ou travessa. Juntar o atum e misturar ligeiramente. Por cima dispor as delicias do mar cortadas e os ovos e finalizar com os grelos.

Temperar a gosto com azeite e vinagre ou maionese.

04/05/11

Fazer Almôndegas Caseiras



Sempre que posso, opto sempre por fazer almôndegas caseiras como alternativa ás de compra. Normalmente há embalagens com cerca de 12 almôndegas e que custam +/- entre 1,99€ e 2,99€. Porém, quando estão quase no fim de prazo, há supermercados que fazem promoções e nesse caso poderá compensar comprar as almôndegas já feitas e congelá-las para o caso de não se utilizarem até ao prazo marcado.

Comprando a carne já picada, sai muito mais barato, para além da vantagem de se poder temperar a carne a gosto, o que já não acontece com as almôndegas que se compram já feitas, e feitas em casa rendem muito mais.


No meu caso, tinha cerca de 800g de carne de porco picada e rendeu quase 30 almôndegas, como podem ver na imagem.


INGREDIENTES:

* 800g de carne de porco picada

*1 linguiça

*1 ovo inteiro

*pão ralado q.b.

*sal e pimenta q.b.

*salsa seca, tomilho e magericão secos q.b. (podem ser frescos)


PREPARAÇÃO:

Colocar a carne picada num recipiente. Picar a linguiça e juntar. Acrescentar os restantes temperos (podem ser outros, mas o ovo e o pão ralado uso sempre para ligar bem a carne). Mexer bem com as mãos e formar as almôndegas. Levei ao frigorífico enquanto fazia o refogado para estufar as almôndegas.

Acompanhei com esparguete.

Ficaram bem saborosas, um sabor sem igual.





02/05/11

Simplesmente Favas!




Adoro este pitéu... na minha terra no norte é muito apreciado, mas é como tudo, ou se gosta muito (é o meu caso) ou se detesta.

Normalmente chamo-lhe "favas com farinha", mas é feito com as vagens das favas, tenrrinhas, e não com as favas propriamente ditas.




Aqui as favas bem tenrrinhas, com a fava ainda pequenina e que são da horta dos meus avós...é só coisas caseirinhas e bem saborosas que nada têm a ver com as do supermercado. ´


INGREDIENTES:

* cerca de 1kg de vagens de favas tenrrinhas

*água

*azeite

*chouriço ou linguiça

*sal q.b.

*3 ou 4 c. sopa de farinha

* hortelã


PREPARAÇÃO:

Comece por preparar as favas: como são tenras, não há veios a retirar, é só cortar em pedaços pequenos e levar a cozer em água abundante durante cerca de 20 min, com sal q.b.

Escorrer depois de cozidas.

Noutro tacho, colocar o azeite e o chouriço ou a linguiça em pedaços pequenos, refogar um pouco e juntar as favas. Mexer bem e ir juntando a farinha até ficar ligado (eu faço a olho). Apagar o lume, polvilhar com hortelã picada e servir. Pode servir de acompanhamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...