27/11/10

Rolo de Carne recheado com ovo, cenoura, queijo e fiambre



Esta é daquelas receitas que cai sempre bem e que se pode diversificar quer no tempero da carne, quer no recheio. Desta vez fiz assim:
INGREDIENTES:
*+/- 800g de carne de porco picada
*4 c. sopa de pão ralado
* sal q.b.
* 1 ovo
* pimenta q.b.
*Para o recheio: fatias de fiambre e queijo, 2 cenoura cozidas cortadas às tiras, 3 ovos cozidos.
* azeite q.b.
*1 copo vinho branco
PREPARAÇÃO:
Temperar a carne picada com o pão ralado, o ovo, sal e pimenta. Amassar bem. Deitar este preparado numa folha de papel vegetal do tamanho dum tabuleiro de ir ao forno e estender bem a carne. Colocar fatias de fiambre, por cima fatias de queijo, as cenouras às tiras e os ovos às rodelas. Enrolar a carne e com cuidado transferir para um pirex de ir ao forno. Polvilhar com pão ralado, regar com o vinho branco e azeite e levar ao forno até dourar.
Servi acompanhado de puré de batata e bróculos cozidos.
Bom proveito.



26/11/10

Um fenómeno...





Para quem pensa que os fenómenos se dão sempre lá para os lados do Entroncamento (não desfazendo os que lá ocorrem) digam lá se esta Sr.ª Couve não é um fenómeno!? Cresceu na "amostra" de quintal do meus sogros e tornou-se já quase uma celebridade para quem lá vai a casa devido ao seu tamanho. É pena eu não lhe ter tirado as medidas :) de qualquer forma, já não vai a tempo do Natal.

25/11/10

Sobremesa de Natas e Bolacha


Esta é uma receita bem simples, adaptada desta aqui da Luisa Alexandra.


INGREDIENTES:

*1 pacote de bolachas com sabor a canela (-/+200g)

*3 pacotes de natas para bater

*3 c. sopa de açúcar (RAR)

* raspas de chocolate (ralei da tablete)

*pintarolas para decorar



PREPARAÇÃO:

Picar as bolachas e reservar. Bater as natas com o açúcar até ficarem consistentes. Numa taça colocar parte as natas, por cima as bolachas picadas e por último o resto das natas batidas. Decorar a gosto, no meu caso decorei com raspas de chocolate e pintarolas. Servir bem fresco.Aconselho a colocarem as pintarolas na altura de servir, caso contrário acabam por "derreter" ou ser absorvidas pelas natas e não fica tão apresentável.

Bom proveito.

23/11/10

Delicias de Castanha


Vi a receita das delicias de batata, mas substituí a batata por castanha cozida e ficou óptimo.


INGREDIENTES:
* 150g de açúcar amarelo
* 1 dl de água
* 75 g de castanha cozida (desfiz com as mãos)
* 3 gemas
* 2 c. chá de farinha maizena (ou amido de milho)
*açúcar e canela para polvilhar
PREPARAÇÃO:
Levar o açúcar ao lume com a água e deixar ferver por 5 minutos. Juntar as castanhas. Deixar ferver mais um pouco, mexendo sempre. Retirar do calor, deixar amornar e juntar as gemas. Bater bem. Juntar a farinha e mexer bem. Untar com mateiga e polvilhar com farinha forminhas individuais. Colocar a massa (cerca de 2/3) e levar a forno a 200º, por 25 minutos. Findo esse tempo retirar do forno e deixar arrefecer. Desenformar, colocar em formas de papel (opção) e polvilhar com açúcar e canela.
Bom proveito.

21/11/10

Parabéns Filho



Hoje comemora-se o 3º Aniversário do meu filhote e é com muita felicidade que o partilho convosco. Tudo de bom na vida é quanto te desejamos, que cresças sempre rodeado por aqueles que te amam.
Parabéns (e siga a festa....estão todos convidados...ah e o tema é o Mickey :)

19/11/10

Trabalhos para o Magusto


Este foi o saquinho do Pão por Deus que fizemos, com a ajuda do pimpolho, para o Pão por Deus. Foi com ele que ele (e nós com ele) foi fazer o "peditório" desse dia. A saca de pano foi enviada pela professora e os pais decoravam à sua vontade. No nosso caso, fizemos decoupage com guardanapo com as imagens das abóboras, bolotas, amêndoas e folhas de Outono, levou rendinha em toda a volta, fita de cetim para apertar e os dizeres em tinta dimensional brilhante na cor cobre. Agora está exposta no Infantário juntamente com as dos outros meninos :)


Esta boneca fi-la no dia da festa do Magusto (11 de Nov.) no Infantário. Haviam várias actividades e uma delas era fazer-se uma boneca para cada menino, que agora também estão expostas no Infantário. Foi uma tarde divertida e de convivio entre pais, educadoras, funcionárias e crianças.

17/11/10

Tríplice Castanhada - Bolos de Castanha



Estes bolos resultaram duma grande quantidade de castanhas que tinha cortadas e que não foram assadas. Para não se estragarem, cozi-as com erva-doce, descascei-as e com o miolo da castanha fiz estes 3 bolos de castanha. O de buraco foi consumido cá em casa, no dia do Magusto, pois claro. O outro sem buraco foi oferecido as uns vizinhos muitos queridos também para comemorarem o dia de S. Martinho e o bolo em forma de flôr foi levado para o Jardim de Infância, para o lanche da educadora e restantes colegas e funcionárias do Infantário do pimpolho.


Este bolo foi para o Infantário do B. e só teve elogios :)



Este foi cá para casa, coitadinho, ao desenformar agarrou-se um bocado na forma, mas o sabor estava delicioso.



Este foi para os vizinhos Toscano :)



Cá vai a receita.
Os ingredientes é para cada bolo, fazendo-se a dobrar ou a triplicar, é só alterar as quantidades na proporção certa.
INGREDIENTES:
*6 ovos,
*250g açúcar amarelo
*1 c. sobremesa de canela
*2 c. sopa de mel
*300g de castanhas cozidas com erva-doce (desfiz o miolo com as mãos)
*3 c. sopa de farinha.
PREPARAÇÃO:
Misturar as gemas dos ovos com o açúcar e bate-se bem. Mistura-se a canela com o mel e junta-se ao praparada anterior. Junta-se a farinha com as castanhas raladas e as claras de ovos em castelo. Vai a forno médio (+/-200º) até cozer (fazer o teste do palito).
Fica delicioso, nem sabe a castanha. Parece mais um bolo de noz, foi o que toda a gente disse, provavelmente por causa da canela e do mel.
Depois de frio, polvilhei com açúcar em pó e confetis.

Leilão de Natal do Ratinho








Estas foram as peças que ofereci (recebidas de algumas trocas) para o leilão do Ratinho que está a decorrer neste blogue. Há muitas outras peças que podem licitar e oferecer depois como presente de Natal. O dinheiro do leilão será para ajudar nas despesas da viagem a Itália que o Ratinho precisa fazer por causa de novos tratamentos. Ajudem.

06/11/10

Lombo de Porco Assado com Puré de Maçã





Adoramos lombo de porco assado, bem temperado e acompanhado de batatas assadas com o tempero da Margão. Uma delicia.
INGREDIENTES:
*lombo de porco com cerca de 1kg
* sal
* massa de alho
*massa de pimentão
* pimenta
*vinho branco
*2 fls de louro
*azeite
*salsa picada
*2 maçãs
*batatas cortadas aos cubos
*tempero para Massas e Batatas (usei da Margão)
PREPARAÇÃO:
De véspera, temperar o lombo de porco com sal (pouco porque a massa de pimentão também tem sal), massa de alho, massa de pimentão, pimenta, 1 copo de vinho branco, 2 folhas de louro, azeite e salsa picada.
Depois de tomar gosto, colocar o lombo num pirex e regar com o molho do tempero. Levar ao forno (+/-200º) e ir virando até assar. Normalmente costumo cozinhar primeiro o lombo na panela de pressão e depois de estar cozido, fatio-o e coloco-o no pirex juntamente com o molho para acabar de cozer.
Entretanto, descascar e cortar as maçãs e levar a cozer com um pouco de água. Depois de cozidas passar com a varinha mágica.
Cortar as batatas aos cubos e temperar com o tempero para batatas (usei da Margão), sal, alho, azeite, louro e vinho branco.Levar ao forno até ficarem douradas.
Acompanhei com salada de tomate.
Bom proveito.


05/11/10

Filetes de Peixe Gato/Panga assados no forno


Esta é mais uma receita prática, nutritiva e deliciosa.
Apesar do consumo deste tipo de peixe ser um pouco polémico devido à sua origem e pela forma como é criado, confesso que também só o experimentei depois de a Deco me ter esclarecido, tendo depois remetido para este artigo.
INGREDIENTES:
*4 filetes de peixe gato/panga
*sal
*alho em pó
*pimenta
*1 copo vinho branco
* salsa picada
*pão ralado
*azeite
PREPARAÇÃO:
Temperar os filetes com sal, alho em pó, pimenta, regar com um copo de vinho branco e salsa. Deixar tomar gosto pelo menos por 30m.
Colocar num pirex, regar com azeite e polvilhar com pão ralado.
Levar a forno médio ( +/- 200º) até dourar (cerca de 20-30m).
Acompanhei com arroz de tomate e salada de tomate e pepino.
Bom proveito.

04/11/10

Encomenda. Flôr de Tavira



Flôr de Sal, Açúcar Geleficante, Farinha de Alfarroba e confetis foram os produtos que encomendei e mais tarde mostrarei as receitas onde os utilizar. Os frascos foram oferta :)


Tudo isto e muito mais, à vossa disposição no blogue Flôr de Tavira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...