27/08/10

DOCE DE TOMATE




Cá está um doce que é mesmo o meu preferido e foi uma forma de aproveitar os tomates em excesso que há nesta altura. Rendeu os 5 frascos que se vêm na imagem e mais duas caixas tupperware porque já não tinha mais frascos que foram esterilizados conforme já aqui tinha explicado.
Depois de tirar a pele aos tomates e de tirar algumas das sementes, ficaram 3,600kg que dividi em duas panelas, uma com 2kg para a qual usei apenas 600g de açúcar e noutra coloquei os restantes 1,600kg de tomates e utilizei apenas 500g de açucar.
INGREDIENTES:
*3,600kg de tomates limpos de pele e sementes
* 900g de açúcar
* sumo de limão qb
* 4 paus de canela
PREPARAÇÃO:
Limpar os tomates maduros de sementes ( a gosto) e pele.
Colocar a quantidade pretendida na panela e desfazer com a varinha mágica a gosto. Numa panela deixei o tomate mais defeito que na outra. Juntar açúcar a gosto. Conforme disse acima, usei bastante menos que metade do peso do tomate, e mesmo assim ainda acho que ficou doce. Acrescentar sumo de limão (apenas umas gotas) e juntar paus de canela a gosto, que pessoalmente é o que lhe dá o toque final.
Deixar ferver e ir mexendo até fazer ponto de estrada.
Deitar nos frascos, fechar o frasco e virar ao contrário (tampa para baixo) pelo menos de um dia para o outro para ganhar vácuo e assim o doce conserva-se mais tempo sem ganhar o indesejável bolor. Podem decorar os frascos a gosto. No meu caso foi para oferecer, e assim fiz.
Ficou delicioso...várias bocas comprovam.
Bom fim-de-semana.

18/08/10

Bacalhau com leite

Mais uma receita muito prática e saborosa de bacalhau. Uma forma de aproveitar sobras de pão sem ser em açorda. Deliciosa.
INGREDIENTES:
*800g de bacalhau demolhado
*1 cebola
* 2 dentes de alho
*2 c. sopa azeite
*5 dl azeite
*200g de pão seco
*sal e pimenta q.b.
*1 c. sopa de vinho branco
*3 ovos
* salsa picada
PREPARAÇÃO:
Desfiar o bacalhau. Descascar a cebola e os olhos, picar tudo e deitar num tacho, juntando o azeite. Levar ao lume e deixar cozinhar a cebola até ficar macia. Adicionar o bacalhau, misturar, juntar o leite e dexar cozinhar durante 5 min.
Adicionar então o pão cortado em fatias, deixar cozinhar um pouco aé amolecer o pão (se o pão estiver muito duro pode precisar de juntar mais leite tendo o cuidado da mistura ficar cremosa e não líquida). Temperar de sal e pimenta, juntar o vinho e misturar delicadamente.
Bater os ovos, adicionar no tacho, misturar até os ovos ficarem cremosos. Deitar num tabuleiro ou pirex de levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, até ficar douradnho. Retirar e servir quente, polvilhando com salsa picada e se quizer, decorado com azeitonas.
Bom apetite.

15/08/10

Sobremesa merengada de creme de canela


Esta é uma receita muito fácil e deliciosa. Fica tipo farófia porque como só vai ao forno por 5 min. só mesmo para dourar as claras, não dá para o creme solidificar muito, mas mesmo assim é muito boa, principalmente pelo sabor a canela que adoro. Pelo menos os homens cá de casa não se queixaram, principalmente o pequenote que repetiu e tudo :) A receita é para duas pessoas, podendo ser feita em tacinha separadas.
INGREDIENTES:
*100g de açúcar
*1 c. sopa de farinha
* 2 ovos + 1 gema
*2,5 dl de leite
*1 casca de limão
*1 pau de canela
* canela para polvilhar
PREPARAÇÃO:
Num tacho, misturar 50g do açúcar com a farinha, as gemas e o leite, previamante fervido com casca de limão e o pau de canela, mexendo sempre até borbulhar.
Retirar a casca de limão e o pau de canela e verter o preparado num recipiente de forno. Polvilhar com canela.
Bater as claras em castelo firme e adicionar o restante açúcar, batendo mais um pouco. Deitar no recipiente.
Levar ao forno a 160º C, durante 5 min, e deixe alourar ligeiramente. Retirar, deixar arrefecer e servir com decoração a gosto.
Bom apetite.

09/08/10

Bolo Mágico


Este é um bolo/pudim que fica bem fresquinho e é especialmente indicado para estes dias bem quentes que se fazem sentir.
INGREDIENTES:
*açúcar para o caramelo
BOLO
*3 ovos
*1 chávena de chá de açúcar
*150g de manteiga
*1 chávena e meia de farinha
*1 colher de chá de fermento
* meia chávena de chocolate em pó
* meia chávena de leite
PUDIM
*1 lata de leite condensado
*4 ovos
*2 latas de leite (medida do leite condensado)
PREPARAÇÃO:
Pré-aquecer o forno a 175º e colocar no interior um tabuleiro com água (suficientemente grande para se pôr no interior a forma em banho-maria).
Barrar a forma com o caramelo.
Para o bolo: bater o açúcar e os 3 ovos inteiros. Adicionar a manteiga derretida. Juntar a farinha, o chocolate, o fermento (peneirados) e a meia chávena do leite. Depois de bem batido, deitar na forma por cima do caramelo. Reservar.
Para o pudim: bater o leite condensado com 2 latas (medidas) de leite normal e 4 ovos. Bater muito bem e deitar por cima do outro preparado.
Vai ao forno a cozer em banho-maria cerca de 1h e é aqui que a magia acontece, o bolo vai para cima e o pudim fica no fundo da forma em contacto com o caramelo. Só desenformar depois de bem frio.
Bom apetite.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...